Desenvolvimento

Como medir a velocidade do seu site?

Já reparou que quando você acessa um site que demora a carregar você já fica um pouco impaciente? Se ele demora mais de 10 segundos para abrir, ai mesmo que você procura outra opção.

Pois é, hoje em dia vivemos na era do imediatismo e os usuários de internet querem tudo o mais rápido possível. Consequentemente, os sites que demoram a carregar vão ficando para trás e com avanço dos smartphones e com cada vez mais pessoas acessando sites através de dispositivos móveis, o próprio Google percebeu que sites mais leves e rápidos no carregamento são o futuro.

Por isso, desde 2010, o Google, um dos maiores mecanismos de busca online, anunciou que o tempo de carregamento de uma página passaria a ser um dos seus mais de 200 fatores de rankeamento. Resumindo: o tempo que um site leva para carregar as informações em relação aos de seus concorrentes é um dos pontos que influenciam o posicionamento orgânico na página de resultados. E de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Backlinko, sites mais lentos são penalizados.

E ai, de nada adianta você ter um conteúdo excelente, se a velocidade em que seu site carrega é ruim. Isso acaba influenciando na experiência do usuário e deixa a relação entre a empresa e o cliente desgastada. Quer ver alguns exemplos:

  • De acordo com pesquisa realizada pela empresa Abardeen Group, a cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera queda de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes.
  • Segundo pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões;

Agora que você já percebeu a importância de otimizar a velocidade do seu site é o momento de se perguntar: O meu site é otimizado com relação a velocidade? Se você não tem ideia de como responder, fique tranquilo, pois vamos te ajudar!

Como medir a velocidade do site?

  1. Page Speed Insights, do Google

    Uma das mais conhecidas e usadas da lista. Ela faz parte do portal para desenvolvedores da empresa e além de verificar e analisar o carregamento de sites em desktops faz o mesmo trabalho em dispositivos móveis. Para usar é simples, basta escrever a URL da página e clicar em avaliar. Essa ferramenta também sugere possíveis ações que você pode fazer para melhorar o desempenho.

  2. Pingdom Website Speed Test

    A Pingdom, além de dar uma nota de classificação, ainda mostra alguns números importantes para a avaliação do site, como por exemplo, tempo de carregamento, tamanho dos arquivos presentes na página, o tamanho da página entre outros. Em baixo desses números, ela também apresenta detalhes da performance do site de forma bem explicada e simples.

  3. GT Metrix

    medir a velocidade do seu site

    Essa é considerada uma das mais completas ferramentas de teste de velocidade. Ela utiliza ferramentas como o Google Page Speed e o Yslow Yahoo para juntarem um só lugar os problemas de recomendações relativas ao site. E isso ajuda bastante na hora de realizar esse processo.

    Com isso, logo de cara você já consegue ver a nota de performance dos dois. E não se assuste com as notas diferentes, pois cada uma utiliza um critério diferente para análise.

    Minha sugestão é criar uma conta (gratuita mesmo), porque com ela você ainda consegue alterar a região em que o teste será executado, o navegador, o tipo de rede e o dispositivo. Além de mais possibilidades de configuração e dados no relatório final.

    Na parte de baixo, são apresentados alguns relatórios separados por guias. Com eles, você pode identificar os pontos a serem melhorados. Além disso, você ainda pode comprar os dados da sua página com a de um concorrente.

E você? Gostou das dicas e ferramentas apresentadas? Já conhecia alguma? Qual delas você achou melhor? Conta pra gente aqui nos comentários.

about Raphael

Formado em Sistemas de Informação e com grande experiência em HTML5, PHP, CSS e SQL atua na Criação de Sites, Desenvolvimento de Soluções Especializadas para a Web, além de Implementação e Análise de Analytics. É o nosso Mestre Jedi do WordPress, capaz de tirar do papel qualquer idéia de forma primorosa.