Marketing Digital

Como começar um blog para a sua empresa?

Como começar um blog?

Se você acha que seu site não precisa de um blog, pare tudo e leia esse texto até o final, pois eu tenho certeza de que sua opinião vai mudar bastante depois dele.

Hoje em dia existem várias formas de atrair possíveis clientes para o site de uma empresa. Mas uma das que mais possui resultados positivos é o blog.  Essa ferramenta é uma das caraterísticas do Inbound Marketing  (um conjunto de estratégias que atraem voluntariamente clientes potenciais ao site da empresa).

Mas não pense que criar um blog é apenas escrever textos aleatórios e postar como se o seu público fosse correr até seu site. Na verdade é preciso pensar em muitas coisas antes de começar a escrever.

1. Qual plataforma usar?

Existem várias opções para você criar seu blog: Blogger, WordPress, Tumblr. Cada um possui um ponto positivo, mas pra mim, o WordPress é o que mais possui vantagens, pela possibilidade de customização, aplicativos que você pode agregar, usabilidade, responsividade e suporte.

Além disso, o WordPress é o CMS(Content Management System ou “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”) mais popular do mundo (24% de todos sites usam WordPress).

2. Quem são suas personas?

Como um blog é uma estratégia de marketing, é preciso que seu conteúdo seja direcionado. Mas você sabe para quem escrever? É nessa hora que entram as personas, que nada mais são do que a representação fictícia do seu cliente ideal. Elas (sim, podemos e devemos ter mais de uma) são baseadas em dados concretos sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes (dê uma olhada no nosso post sobre dashboards para entender como acomapanhar essas informações do seu público), assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações .

Com isso em mãos, você consegue pensar nos temas que vai produzir.

3. Qual o seu objetivo?

Para começar você precisar saber o que pretende com seu blog. Atrair mais clientes, ter autoridade sobre o assunto? Pense nisso e anote em uma folha com a sua estratégia, para sempre que tiver dúvidas sobre o que escrever dar uma olhadinha.

4. Qual o sua estratégia?

Eu já falei no início desse post que escrever aleatoriamente não te ajuda muito. Por isso, é preciso montar uma estratégia para atingir seu público. Pense em temas que possam ser destrinchados e separe por assuntos do mais simples ao mais complexo. E vá postando aos poucos para que você também ajude seus leitores. As pessoas gostam de conteúdo, mas é preciso ter uma certa coerência.

5. Seja criativo!

Use e abuse de imagens e infográficos. Hoje em dia as pessoas não tem tanto tempo para ler textos longos e cheios de informação, por isso, facilite a vida delas. Use imagens, faça artes mesmo que simples e quando der, faça um infográfico com os dados mais importantes do texto.

Se você não sabe ou não tem designer na empresa, aposte em ferramentas gratuitas e fáceis de utilizar. Existem algumas na web que fazer qualquer pessoa parecer um profissional na área.

6. SEO sempre!!!

Esse é um detalhe que você não pode deixar de fora da sua lista! O SEO (Search Engine Optimization ou “Otimização para Ferramentas de Busca”) é o que vai fazer seu blog se sobressair no meio de tantos outros para os mecanismos de busca.  Além de otimizar seu site, ele vai ajudar a atrair tráfego orgânico, que é o que todos nós queremos! Mas esse papo, vamos deixar para um outro dia.

7. Newsletter e redes sociais

Se você acabou de postar seu texto, não esqueça de divulgar ele nas redes sociais da sua empresa, mostrando para o seu público que tem conteúdo novo na área. E não esqueça de pedir para seus leitores se cadastrarem na newsletter. Para eles, é uma forma de ficar sabendo de tudo mais rápido e para você, uma oportunidade de criar um mailing com pessoas que se interessam pelo assunto.

8. Interaja

Não esqueça de deixar aberto um espaço no seu blog para comentários sobre o post, e claro sempre responder aos comentários, mesmo que seja com um agradecimento apenas. Não adianta nada postar e sair correndo. É preciso ver as interações do seu público e responder, mostrando que você está interessado em opiniões iguais ou diferentes das suas.

about renata

Formada em Jornalismo e Sistemas da Informação com diversos cursos nas áreas de SEO e Mídias Sociais, atua em Otimização de Conteúdo para Ferramentas de Busca, Gerenciamento de Mídias Sociais, Elaboração de Conteúdo, Assessoria de Imprensa, Design focado em Mídias Sociais além de Planejamento de Presença Digital. É a grande Criativa e Social Media Wizard da empresa.